top of page

"Unindo Mente e Cabelo: A Importância da Psicanálise e da Terapia Capilar na Saúde Emocional e Física"

Quero convidar você a refletir sobre um tema que, embora muitas vezes negligenciado, é de extrema importância: a relação entre fatores emocionais e a queda capilar.

É fascinante perceber como nossas emoções e estados psicológicos podem se manifestar fisicamente. A queda de cabelo, por exemplo, pode ser um reflexo de estresse, ansiedade ou até mesmo de traumas não resolvidos. Quando enfrentamos situações desafiadoras, nosso corpo reage de diversas maneiras, e a saúde capilar pode ser uma das áreas afetadas. O cabelo passa por ciclos de crescimento, repouso e queda, e quando estamos sob pressão emocional, esses ciclos podem ser interrompidos, levando a uma queda excessiva.

Por isso, é fundamental que, ao lidarmos com a queda capilar, consideremos não apenas os cuidados físicos, mas também a saúde mental. Fazer terapia pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo. Ao explorar suas emoções e experiências passadas, você pode descobrir as raízes do seu estresse e aprender a lidar com ele de maneira mais saudável. A psicanálise oferece um espaço seguro para que você possa se expressar e entender melhor a si mesmo, o que pode, por sua vez, ter um impacto positivo na sua saúde capilar.

Além disso, é importante complementar essa abordagem com o trabalho de uma terapeuta capilar. Essa profissional é especializada em entender as fases do cabelo:

Anágena, de crescimento ativo do fio; 

Catágena, uma fase curta de transição e regressão do folículo; 

Telógena, o período de repouso, onde o cabelo não cresce mais e é liberado para cair, dando lugar a um novo fio).


A terapeuta capilar oferece tratamentos e técnicas de massagens capilares que estimulam a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, contribuindo para a revitalização e fortalecimentos dos fios, promovendo um ambiente saudável para o crescimento capilar, recomendando produtos adequados e de uso profissional.

Portanto, minha orientação é que você considere a combinação dessas duas abordagens: a terapia analítica e as sessões com uma terapeuta capilar. Juntas, elas podem proporcionar um tratamento holístico, abordando tanto os aspectos emocionais quanto físicos da queda capilar.


Lembre-se de que cuidar de si mesmo é um ato de amor. Ao buscar ajuda, você está dando um passo importante para a sua saúde e bem-estar. Não hesite em procurar essas profissionais que podem guiá-lo nesse caminho de autoconhecimento e recuperação. Você merece se sentir bem consigo mesmo, tanto por dentro quanto por fora.


No Rio de Janeiro, eu recomendo os serviços da Terapeuta Capilar Vanda Martins, onde eu mesma, trato meus cabelos.

@vandamartinsoficial - Telefone(21) 99369-8005

Av. Dom Hélder Câmara, 5200 - Sala 1120 - Cachambi, Rio de Janeiro – RJ.


 
 
 

Comentários


bottom of page